participação no treinamento

3 fatores determinantes para participação no treinamento

Estudos revelam que embora existam inúmeros fatores funcionais e emocionais que influenciam diretamente no treinamento, apenas três fatores são determinantes para participação no treinamento. Quer saber quais são eles? Continue a leitura.

Atualmente, muitas empresas e profissionais buscam soluções para ter maior participação no treinamento, podemos dizer que nunca é ou foi uma tarefa fácil, pois de fato não depende só do instrutor, mas também dos próprios colaboradores. Porém nesse post iremos elencar três fatores determinante que instrutores de segurança do trabalho podem colocar em prática.

Antes de tudo,  é importante destacar que você estará lidando com pessoas e quando falamos de pessoas, temos que ter em mente que é importante obter envolvimento direto com elas e partindo daí, podemos falar dos:

Fatores determinantes para participação no treinamento

1. A relação da equipe com o instrutor

O resultado da pesquisa informou que as maiorias dos colaboradores afirmaram que o ponto chave para o engajamento era a relação que eles tinham com o instrutor. O que isso quer dizer? Bom, as atitudes e ações dos instrutores podem influenciar diretamente no engajamento da equipe com o treinamento, ou seja, um instrutor que está diretamente relacionado com a equipe, que trabalha com os problemas de fora e de dentro do ambiente de trabalho dos empregados, que abra espaço para o colaborador expressar suas ideias, vontades e sugestões, tudo isso faz com que o empregado sinta que a relação é de duas vias, tornando o relacionamento de instrutor-equipe muito mais sólida.

O objetivo é fazer com que o colaborador sinta realmente que a empresa está envolvida em sua vida, passando a tratar o colaborador como pessoa de valor com habilidade e não o contrário.

 

participação no treinamento

 

2. Demonstrar de forma clara o objetivo do treinamento e criar um sentimento de propósito.

No inicio do treinamento demonstre de forma clara o porquê a empresa está realizando o programa, o mais importante neste caso é fazer com que a explicação seja interativa. Crie simpatia entre o treinamento e o público, pense de que forma você por exemplo, prestaria mais atenção na explicação, demonstre através de vídeos, fotos ou até histórias dos próprios instrutores sobre em que momento o treinamento pode ter mudado a vida de um colaborador ou quando alguma vez tenha melhorado o desenvolvimento de uma empresa. Isso fará com que ele pense “se ajudou certa pessoa, também poderá me ajudar em algum momento”.

O propósito incentiva muito mais que pensamos, faça com que os colaboradores sintam que o trabalho que fazem é significativo, que fazem parte de uma empresa sucedida, que o resultado do crescimento da empresa também foi resultado do trabalho de todos, isso traz um sentimento de importância, o que pode alavancar a participação no treinamentp de forma mais natural.

participação no treinamento

 

3. Visão da organização e responsabilidades com o empregado

É importante citar as responsabilidades do empregado, mas também não esquecendo os que se refere as da empresa em relação às normas de segurança, isso pode fazer com que o empregado sinta que a organização demonstra interesse também pelos direitos e não só dos deveres dele.

Demonstre de forma simples e clara a visão da organização, faça com que ele entenda os valores e a missão da empresa e mostre como a segurança do trabalho tem grande participação no objetivo da empresa, afinal, além dos inúmeros benefícios que o treinamento traz para a empresa, o fator principal é garantir a integridade e saúde do colaborador.

 

participação no treinamento

Gostou do post? Deixe seu comentário!

Posts Relacionados

Compartilhe :facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail
  • Jhony Regini

    Muito boa a explanação. É muito difícil ter a atenção completa dos funcionários em treinamentos. Temos que cativá-los e mostrar o quanto é importante para ele e para a empresa que ele assimile 100% do conteúdo.

    • Redação Inbep

      Olá Johny, ficamos felizes em receber seu feedback e opinião! Isso mesmo, assim como você disse, mostrar o quanto é importante para o colaborador nunca é uma tarefa fácil, porém muito importante!