líderes de segurança

4 atitudes de verdadeiros líderes de segurança

Você é um líder de segurança na sua empresa? Neste post você irá conferir quatro atitudes que só um líder de segurança tem, descubra quais são elas!

Atrás de uma cultura de segurança bem estabelecida e efetiva, sempre há um líder de segurança. Os líderes de segurança realmente abraçam as mudanças e ajudam as pessoas a enxergarem os benefícios que elas podem trazer.

Trouxemos aqui algumas atitudes  para se tornar um verdadeiro líder de segurança, alguém que está realmente disposto a mudar a cultura de segurança nas empresas, este post tem base no material desenvolvido pela SELECT, uma empresa americana de treinamento e recrutamento na área da segurança do trabalho.

4 atitudes de líderes de segurança

1) Estabeleça uma visão;

Líderes sempre estabelecem uma visão, um propósito. Qual foi a última vez que você teve uma conversa com alguém que o deixou realmente motivado a mudar suas atitudes em relação à segurança? ou que você contou o motivo de seu propósito com a segurança, e fez a pessoa mudar seu pensamentos e comportmentos em relação a isso?

Existem dois ingredientes para esta receita, são eles:

  • Demonstrar clareza no seu objetivo: precisa estar claro para todos o que o líder está pedindo. Não deixe a comunicação para quando o trabalho já está sendo feito, lembre-se que não comunicar as mudanças que serão feitas, fará com que haja maior rejeição.
  • Faça da segurança um motivo pessoal: O líder compartilha a razão pela qual a segurança é realmente importante e pessoal para ele.

2) Haja como um COACH;

Segundo o site significados,”Coach” significa treinador ou instrutor. No caso do líder de segurança, ele tem uma postura mais de “coach” do que de um “sargento” ou “amigo” para todos. Para que você entenda melhor, confira as atitudes para ser um coach de segurança:

  • Ouça o que todos têm a falar: ao tentar ouvir os colaboradores e fazer perguntas antes de corrigir um comportamento de risco, você inverte o paradigma e demonstra que tem respeito às pessoas.
  • Dê feedbacks construtivos: Não aponte o dedo para o culpado. Comece com algo positivo, depois discuta o que pode ser melhorado, de forma positiva. Mas não deixe para depois, o feedback deve ser dado logo após o acontecimento.
  • Mantenha-se positivo: As pessoas interagem melhor com interações positivas. Tente sempre ter atitudes positivas, respeitosas e profissionais.
  • Faça da segurança um motivo pessoal: O líder compartilha a razão pela qual a segurança é realmente importante e pessoal para ele.

3) Abrace a causa da mudança;

Quando há mudanças que impactam a política e os procedimentos de segurança, o líder de segurança consegue convencer a todos sobre os benefícios que as mudanças podem trazer, mesmo se no início houver resistência. Aqui vão algumas dicas para fazer isso:

  • Envolva todos na causa: líderes conseguem a participação dos demais nos processos pois conseguem introduzir os objetivos e explicar os benefícios e resultados que as mudanças irão ocasionar, de forma positiva.
  • Tome a frente da mudança: Líderes lideram certo? então porque esperar depois para comunicar os processos? seja o comunicador!

4) Demonstre credibilidade;

Liderar um time sem credibilidade pode não ser o melhor caminho. As pessoas devem ter respeito pelos seus líderes e saber que eles carregam credibilidade. Quando se fala de segurança, este ponto é ainda mais crítico. Líderes de segurança devem:

  • Ser o exemplo: Você quer que todos usem o EPI? então é melhor que você use também! Os verdadeiros líderes de segurança dão o exemplo de atitudes corretas de segurança.
  • Todos são responsáveis, inclusive o líder: Antes de pedir que todos tenham responsabilidade sobre a segurança na empresa, você deve ser o primeiro a te-la!
  • Seja organizado: Para liderar as iniciativas de segurança com credibilidade, os líderes devem ser organizados e ter todos os processos planejados. Quando as pessoas reconhecem que você sabe o que está fazendo, você constrói confiança e credibilidade.

Conclusão

Estas foram os quatro comportamentos de verdadeiros líderes de segurança! Entenda que, para algumas pessoas, estes itens podem ser mais difíceis de serem alcançados, pois alguns deles podem ser influenciados pelo traço de personalidade, estilo de liderança, costumes e experiências do profissional. Mas não fique preocupado, não é algo impossível de ser alcançado! Com estes itens e treinamentos especializados, muitos profissionais podem aprender a aplicar esses comportamentos.

Gostou do post? Deixe seu comentário!

líderes de segurança

Compartilhe :facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail