documentação dos procedimentos de segurança

6 benefícios da documentação dos procedimentos de segurança

Hoje vamos mostrar porque deve-se documentar os procedimentos de segurança que são colocados em prática no ambiente de trabalho e os 6 benefícios que isso pode trazer ás empresas.

Na segurança do trabalho das empresas são realizadas auditorias, inspeções e análises, como parte de seu sistema de gestão de segurança, além disso, se faz sempre necessário documentar e gravar todos os procedimentos. Confira porque esse procedimento é importante e seus benefícios.

Benefícios da documentação dos procedimentos de segurança

Se for elaborado corretamente, você irá perceber os seguintes benefícios:

  • Fornecimento de evidências pró-ativas da gestão de saúde e segurança;
  • Garante que todos da empresa estão cientes da performance da organização;
  • Assiste com melhorias contínuas;
  • Demonstração de comprometimento da melhoria da gestão da segurança e saúde do trabalho;
  • Permite uma melhor e efetiva performance;
  • Garante a revisão por todos os indivíduos da gestão sobre os procedimentos de segurança.

Além disso, a documentação dos procedimentos de segurança permite que a informação seja consolidada, de forma com que gestores e diretores que não estão envolvidos diretamente com o projeto, possam ter este documento para consulta quando for necessário.

Um fator a se destacar é que a documentação dos procedimento de segurança  devem sempre estar disponíveis para consulta, com o intuito da utilização, análise e aprimoramento dos procedimentos. Afinal, a documentação não deve ter apenas o intuito de ser guardada.

Veja também: “8 Diretores revelam como envolver a diretoria com a segurança”

A documentação além de ajudar diretamente na gestão da saúde e segurança das empresas, auxilia também no surgimento de problemas legais, isso quando há negligência por parte do colaborador com a segurança do trabalho.

A documentação do fornecimento dos EPI’s é um exemplo, dessa forma pode-se provar o cumprimento das responsabilidades do empregador exigido peal NR-06, a qual destaca a obrigatoriedade da empresa ao fornecer os EPI’s.

A documentação dos procedimentos de segurança é um elemento bem importante quando falamos do engajamento dos colaboradores com a segurança, aliás já falamos sobre este assunto no E-book gratuito: “Como incentivar a participação dos colaboradores com a segurança do trabalho”.

Isso porque demonstra comprometimento da empresa com a segurança dos colaboradores, uma das chaves para que o sistema de gestão de segurança funcione!

Os 5 estágios da documentação

Existem 5 estágios para elaboração da escrita, revisão e compartilhamento de um documento, deve-se ter considerar  que o documento deve ser de utilidade e não apenas um papel, por isso ao realizar você deve ter em conta o seguinte:

  1. Qual o objetivo do documento?
  2. Quem vai ler este documento?
  3. Quais são as mensagens principais neste documento?
  4. O documento funciona? de que forma?
  5. Como você irá compartilhar e usar o documento?

Gostou? Deixe seu comentário!

documentação dos procedimentos de segurança

Posts Relacionados

Compartilhe :facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail
  • Mara Minamigata

    Parabéns, os artigos são curtos e objetivos.

    • Sandra

      Muito Obrigada, Mara! Continue acompanhando que sempre tem material novo! 😉