ginástica laboral

6 dicas de ginástica laboral para incentivar no seu escritório

Depois de incontáveis horas de trabalho na mesma posição, algumas dores começam a aparecer, essa é uma reclamação constante de funcionários de diversas empresas. Por isso, para promover o bem-estar e uma vida mais saudável aos empregados, as ginástica laboral é a melhor solução. As empresas que implementaram essa prática tiveram um índice de produtividade crescente e com isso maiores lucros. Conheça a seguir algumas dicas de exercícios que você pode implantar na sua empresa!

A ginástica laboral

São exercícios físicos que são praticados por todos os funcionários de uma empresa, no horário e local de trabalho, com o objetivo de evitar os danos causados pelas posições e atividades repetitivas. Com esses exercícios há um fortalecimento e flexibilidade muscular evitando lesões futuras. Como são exercícios fáceis de serem executados, mas de grande importância, eles podem ser feitos em qualquer local.

Dicas de exercícios que podem ser praticados

Vale lembrar que para a ginástica laboral dar resultados positivos, os funcionários têm que praticar com afinco, disposição e com uma frequência relativamente boa. Agora a melhor parte, alguns exercícios que podem ser praticados nos escritórios:

Elevação de membros inferiores

De pé e com os pés unidos, você eleva seu corpo ficando nas pontas dos pés. Mantenha-se na posição por 20 segundos e volte a posição inicial, repita pelo menos 5 vezes.

Elevação de membros superiores

Na posição do exercício anterior, entrelace os dedos e coloque os braços para o alto, esticando toda a região da coluna, mantenha por 20 segundos nessa posição e volte para a inicial. Repita 5 vezes.

Rotação de tronco

Com os pés separados e os joelhos levemente flexionados, vire o tronco para direita e depois para a esquerda em movimentos constantes. Conte 10 repetições para cada lado e descanse.

Alongamento do pescoço

Com os pés unidos e os braços ao longo do corpo relaxados, vire a cabeça para esquerda e depois para a direita, repita 4 vezes. Após isso, olhando para frente incline o pescoço para a direita, fique na posição por 5 segundos e repita para o lado oposto. Outro exercício é encostar o pescoço no peito, aguardar 5 segundos e jogar a cabeça para trás aguardando os mesmos 5 segundos. Para finalizar faça a rotação completa alongando bem os músculos do pescoço.

Alongamento dos braços

Com os pés afastados paralelos aos ombros, flexione levemente os joelhos e coloque os braços a sua frente, coloque a mão esquerda em frente à direita e faça uma pressão alongando os músculos do antebraço, troque o lado. Ainda nessa posição, coloque os braços para trás, entrelace os dedos e estique.

Alongamento das pernas

Para alongar as pernas, com o auxílio de uma cadeira, suba a perna e apoie na cadeira, tente alcançar o pé com os braços, mas cuidado para não passar dos limites e ter uma distensão, troque de perna e repita o movimento. Outro exercício é flexionando o joelho e jogando-o para trás, segure os pés por 15 segundos alongando os músculos da perna, troque o lado.

Com posições simples de alongamento a vida de seus funcionários pode mudar no ambiente de trabalho. A prática da ginástica laboral traz para a empresa e os funcionários satisfação, melhora na produtividade e ainda evita doenças do trabalho.

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Leia o nosso artigo sobre a diferença entre doença ocupacional e doença do trabalho e saiba mais sobre a importância de incentivar a prática de ginástica laboral.

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