segurança do trabalho nas empresas

7 Dicas para fortalecer a segurança do trabalho nas empresas

Independente da área e do porte das empresas, os riscos estão em toda parte. Para prevenção de acidentes é importante que as instituições saibam as melhoras práticas para garantir a integridade do colaborador. Hoje vamos mostrar 7 dicas para fortalecer a segurança do trabalho nas empresas.

Seja qual for a área de sua empresa, a probabilidades de acidentes e riscos podem ser eliminados ou minimizados pelo fortalecimento da gestão da segurança do trabalho. Aqui vão as 7 dicas;

1. Fortaleça as regras de segurança envolvendo todos os membros da empresa;

Quando falamos do fortalecimento das regras de segurança, a participação dos membros da empresa é essencial. Isso significa encorajar todos a comunicar imediatamente um supervisor quando perceberem um risco ou perigo no ambiente de trabalho, dessa forma todos se sentem responsáveis pela segurança.

Veja também o post: “Participação no treinamento de segurança do trabalho”

2. Deixe claro os procedimentos de segurança e as consequências;

Muitas vezes os procedimentos de segurança são ignorados pela falta de comunicação das empresas, para tornar as regras de segurança eficazes, é importante que as empresas deixem claro sobre todos os procedimentos de segurança e às suas consequências caso não forem seguidas.

participação dos colaboradores

3. Demonstre o comprometimento da empresa com a segurança;

Existem uma série de formas das empresas demonstrarem o seu comprometimento com a segurança, é fundamental ter reuniões regulares de segurança, como o DDS, onde é feito antes da jornada de trabalho e valorizar os treinamentos de segurança que auxiliam no cumprimento de normas e garantem um ambiente mais saudável e seguro.

4. Treinamento para todos os níveis da empresa;

Para demonstrar comprometimento da empresa com a saúde e segurança do trabalho é importante que haja reuniões constantes com todos os membros da empresa, desde diretores a colaboradores. Faça treinamentos de segurança direcionado para cada hierarquia da empresa, para melhor integrar a política de segurança do trabalho.

segurança do trabalho nas empresas

5. Prepare seus colaboradores para situações de emergência;

Dê aos funcionários a oportunidade de se familiarizar com as regras de prevenção e controle de riscos, realizando treinamentos de evacuação, simulações de incêndio e outras atividades relacionadas a atividades de emergência.

6. Faça Análises frequentes da segurança no ambiente de trabalho;

Isso seja referente aos trabalhadores, equipamentos e ao própio ambiente de trabalho. Revisar a análise de riscos e as medidas de controle é essencial para o sucesso da gestão da segurança do trabalho nas empresas.

7. Revise e otimize sempre!

Quando se trata de segurança, nunca é suficiente! Se você quiser manter um local de trabalho seguro,  precisa estar atento constantemente ás possíveis mudanças, aperfeiçoar e identificar as oportunidades para otimização das medidas preventivas!

A INBEP é uma empresa que fornece cursos online em segurança do trabalho e treinamentos InCompany. Confira nossos cursos em: wwww.inbep.com.br/cursos.

Gostou? Deixe seu comentário!

segurança do trabalho nas empresas

Posts Relacionados

Compartilhe :facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Um comentário em “7 Dicas para fortalecer a segurança do trabalho nas empresas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *