exposição ao ruído

7 Maneiras de reduzir a exposição ao ruído ocupacional

A eliminação e/ou redução da exposição ao ruído aos trabalhadores contribui diretamente para um ambiente mais saudável e seguro. Dessa forma, a probabilidade de absentismo, acidentes e baixo rendimento é muito menor. Confira as 7 maneiras de reduzir a exposição dos trabalhadores ao ruído.

Segundo a ASHO, o ruído é a mistura de sons ou tons, cujas frequências diferem entre si por um valor inferior ao poder de discriminação de freqüência do ouvido, ou seja, é qualquer sensação sonora considerada indesejável.

O ruído é considerado um dos agentes mais comuns nos ambientes de trabalho e quando sua exposição ao trabalhador é maior do que o permitido, pode como consequência, trazer muitas doenças e malefícios à saúde, como por exemplo a PAIR (Perda Auditiva por ruído ocupacional), que quando adquirida, não possui tratamento.

Confira também o texto: “O que é PAIR e como prevenir?”

Como reduzir a exposição ao ruído

Existem muitas medidas que podem ser tomadas a fim de diminuir a exposição ao ruído, tanto relativa a arquitetura do ambiente (distribuição das máquinas no local), como equipamentos de proteção e medidas administrativas. Confira:

#1 Protetores Auditivos

Os protetores auditivos pertencem ao grupo dos equipamentos de proteção individuais (EPI’s) e podem ser considerados a solução mais óbvia para este tipo de agente. Porém, devemos lembrar que eles não deveriam ser considerados como primeira opção, pois é necessário que o ambiente e as condições de trabalho sejam adaptadas ao trabalhador e não o contrário.

Se esta for a opção da empresa, é importante analisar com cuidado a escolha do protetor e estar atento a qualidade e manutenção do EPI.

#2 Alterar o posicionamento das fontes de ruído e redução da concentração de máquinas

Uma solução que pode ser levada em consideração em sua empresa é posicionar as máquinas em lugares mais afastados dos trabalhadores e também, reduzir a concentração delas no mesmo ambiente. Pode ser uma solução simples, se a empresa possui uma arquitetura grande para trocar e posicionar melhor os equipamentos.

#3 Isolamento acústico

O isolamento acústico, junto com a mudança do posicionamento das fontes de ruído (como explicado a cima), também pode ser uma solução muito efetiva. O uso do isolamento acústico em paredes e tetos pode ajudar na forma a qual o som viaja através do ambiente. Atualmente os materiais para isolamento acústico possuem avanços e proporcionam funcionalidades incríveis!

#4 Divisão de turnos em ambientes com alta exposição ao ruído

Outra opção de senso comum é a redução da carga horária de trabalho a qual o trabalhador está exposto ao ruído. Esta solução pode ser tomada através da troca de turnos entre os trabalhadores neste tipo de ambiente, mas lembre-se que a exposição ao ruído pode ser acumulativa! Procure complementar com outra medida para reduzir a exposição ao ruído.

#5 Enclausuramento da máquina

Esta é uma forma muito eficiente, pois tem como objetivo confinar diversas fontes de ruído, de forma total ou parcial. Segundo o blog Amplitude, existem algumas soluções aplicadas para o enclausuramento acústico de máquinas:

  • Cabinas acústicas;
  • Barreiras acústicas;
  • Atenuadores de ruídos;
  • Portas acústicas;
  • Venezianas acústicas, etc.

#6 Silenciadores

Os silenciadores são utilizados para evitar a propagação do ruído por via aérea e existem dois tipos, o dissipativo e o de ressonância. O dissipativo trata-se do revestimento com materiais fono absorventes porosos, já os de ressonância consiste no tratamento do ruído com materiais que dissipa o ruído.

#7 Substituição das máquinas ou peças que estão causando o ruído

Talvez seja a hora de você substituir a máquina por outra mais silenciosa, ou então identificar a peça a qual pode estar causando o ruído. Por exemplo, as correias podem estar desgastadas ou velha, ou então seja melhor substituir uma correia dentada por uma trapezoidal, que oferece menos ruído.

Analise a fonte do ruído e tente descobrir se há algo em específico que pode ser alterado ou adaptado. Conte para nós qual das opções você escolheu ou qual providência você achou melhor tomar!

Deixe seu comentário!

Fonte: Ten Ways to Reduce Noise Exposure for Your Workers

Posts Relacionados

Compartilhe :facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail