qualidade de vida

Ações de saúde e segurança que contribuem para qualidade de vida no trabalho

Neste post iremos falar um pouco mais sobre qualidade de vida e quais são as ações de saúde e segurança que podem contribuir para ela. Confira o texto!

Segundo autores como Chiavenato e Rodrigues, existem nove fatores que podem influenciar na qualidade de vida no ambiente de trabalho, são eles:

  1. Satisfação pelo trabalho
  2. Possibilidade de crescimento na empresa
  3. Reconhecimento pelo trabalho realizado
  4. O salário
  5. Benefícios, como bônus financeiro
  6. Bom relacionamento com a equipe de trabalho e com a organização
  7. Ambiente físico e psicológico do trabalhado
  8. Responsabilidade em tomar decisões
  9. Engajamento e participação

A qualidade de vida no trabalho influencia diretamente com a produtividade e a qualidade dos produtos e processos de uma empresa, isso porque funcionários descontentes e insatisfeitos estão mais propensos a não entregar seu trabalho com qualidade e agilidade.

Como pode-se ver na classificação acima, o ambiente físico e psicológico está relacionado com a saúde e segurança do trabalhador, fator muito importante para garantir uma qualidade de vida no trabalho.Confira agora algumas ações de saúde e segurança que contribuem para melhor qualidade de vida no trabalho:

Diálogo de Segurança (DDS): Estas reuniões diárias é destinada a despertar no colaborador a conscientização envolvendo suas atividades diárias, essa em respeito a sua segurança, meio ambiente, saúde e qualidade. Este procedimento esta ligado também ao desenvolvimento do relacionamento com sua equipe e organização (6).

Ergonomia (NR-07): Segundo especialistas, os procedimentos ergonômicos, quando aplicados de maneira correta, contribuem para a diminuição do cansaço e tornam eficientes os procedimentos que visam evitar lesões físicas ao indivíduo.

Inspeções de segurança: O objetivo principal das inspeções de segurança é detectar as possíveis causas que propiciem a ocorrência de acidentes, visando tomar ou propor medidas que eliminem ou neutralizem os riscos de acidentes de trabalho. Detectando os riscos e tomando medidas preventivas, o trabalhador pode executar suas tarefas de forma segura e tranquila, com qualidade.

Treinamento e fornecimento de EPI’s: Um trabalhador bem capacitado e equipado trabalha de forma mais consciente sobre os riscos, e os EPIs se usados de maneira correta, dentro da validade e das funções, ajudam na integridade do trabalhador, lembrando que esta ação é obrigatória!

Confira os treinamentos de segurança do trabalho oferecidos pela INBEP em: http://inbep.com.br/cursos/.

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes: A CIPA trata-se de uma comissão paritária constituída por representantes dos empregados (eleitos em escrutínio secreto) e dos empregadores (designados pelo empregador), que atua na promoção à segurança e saúde dos trabalhadores.

Programas de conscientização á saúde: Como exemplo, programas de orientação nutricional, de  combate ao alcoolismo e tabagismo e outras drogas.

Conhece outras ações? Deixe nos comentários!

CURSO-CIPA

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