colisão de veículos

Dicas de ações defensivas contra colisão de veículos

Neste texto iremos abordar os tipos de colisão de veículos e as medidas preventivas contra cada tipo de acidente de colisão.

Existem no total cinco tipos de colisão entre dois veículos, esses são: colisão com veículo de frente, de trás, frente a frente, de ultrapassagem e em cruzamentos.  A seguir vamos elencar todos eles e passar ações defensivas contra estes tipos de acidentes.

Colisão de veículos: Da frente

Para evitar este tipo de colisão, é aconselhável manter-se sempre atento as sinalizações a sua volta, assim como a de sua frente no caso de luz de freio e setas; Prever a situação do trânsito além do carro á sua frente fará com que você esteja mais preparado para imprevistos; Sempre freie com suavidade, evite paradas bruscas para que seu veículo não derrape ou acabe sendo atingido pelo veículo a sua frente; Mantenha sempre a distância aconselhada (2 s para veículos leves e 4s para veículos mais pesados);

colisão de veículos

Colisão de veículos: De trás

Evite parar bruscamente, tente sempre colocar suavidade nos freios, assim fará com que o motorista de trás perceba melhor suas intenções no trânsito; Caso o motorista de trás esteja com pressa, libere a passagem, neste caso incentivar a ultrapassagem é o melhor caminho; Sinalização, sempre! Use as setas e como dito anteriormente evite paradas bruscas.

banner-ebook-direcao-defensiva

Colisão de veículos: Frente a Frente

No caso das retas, respeite a velocidade permitida, esteja atento as pessoas que participam do trânsito, como pedestres e ciclistas; Procure ficar sempre a direita e só ultrapasse se tiver total segurança.

Caso você se encontre em uma situação de curva, fique atento ao perceber ela chegando, aperte no freio antes de entrar em uma curva, nunca no meio dela. A ação centrífuga de curvas a direita pode empurrar o veículo para esquerda, já nas curvas para esquerda, a tendência é direcionar o veículo no sentido do acostamento.

Nos cruzamentos, tenha sempre em mente de sinalizar a sua intenção, aguarde até o momento seguro de agir! No caso de veículos grandes, tome cuidado e tenha certeza que não existe outro veículo de grande porte no sentido contrário.

colisão de veículos

Colisão de veículos: Em ultrapassagens

Ao ser ultrapassado, matenha-se sempre a direita; Esteja ciente dos acontecimentos no trânsito, seja atrás de você, como a sua frente;  Sinalize usando as mãos sempre que verificar que há condições de ultrapassagem; Reduza a velocidade quando o outro motorista precisar de mais espaço a frente de seu veículo.

Colisão de veículos: Em cruzamentos

As ações defensivas neste caso são: Respeitar a sinalização da via preferencial; Dobrar a atenção ao passar por vias residenciais; Sinalizar sempre! seja ao dobrar ou quando for parar; Saia de casa já com o trajeto em mente, evitando confusões no trânsito; Reduza a velocidade ao se aproximar de um cruzamento para ter tempo de agir caso algo aconteça; Aproximar-se sempre a direta da via para virar á direita; Esteja sempre atento se o caminho está livre ou não antes de agir; Vá a zona central do cruzamento para dobrar á esquerda em cruzamento de vias de sentido duplo.

Lembre sempre que: “ACIDENTE EVITÁVEL É AQUELE EM QUE VOCÊ FEZ TUDO QUE RAZOAVELMENTE PODE FAZER PARA EVITÁ-LO”.

O conhecimento das regras e da lei do trânsito faz parte dos elementos básicos da Direção Defensiva, ele sempre o ajudará a ter atitudes que irão prevenir acidentes. Portanto sempre se mantenha atualizado e pratique a segurança!

Gostou do post? Deixe seu comentário!

Fonte: Sala de Trânsito https://goo.gl/B3FKqI

CURSO-DIRECAO-DEFENSIVA

Posts Relacionados

Compartilhe :facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail