análise de riscos

Análise de Riscos: O que é e como realizar?

A análise de riscos é um estudo técnico que visa identificar e analisar os possíveis riscos presentes no ambiente de trabalho, considerando o meio ambiente e presença de terceiros.

Além disso a avaliação de riscos é um elemento essencial para a gestão da saúde e segurança do trabalho e seu objetivo é determinar as medidas necessárias para combater os riscos encontrados e avaliados.

Como realizar uma análise de riscos?

  1. Análise do ambiente de trabalho;
  2. Identificar os riscos;
  3. Analisar os riscos e realizar medidas preventivas;
  4. Documentar os riscos e implementa-los;
  5. Revisar a análise de riscos e otimizar se necessário;

Agora vamos explicar o passo-a-passo de cada item citado acima:

Análise do ambiente de trabalho

É importante lembrar que a análise de riscos funciona diferentemente para cada local, atividade e para cada máquina.Por isso, reserve um tempo para conhecer o ambiente, as pessoas envolvidas, os processos realizados e as informações que os trabalhadores têm a dizer, afinal, eles enfrentam os riscos em seu dia-a-dia.

Identificação dos Ricos

Após analisar o ambiente de trabalho é hora de analisar os riscos presentes no ambiente, você pode realizar esta etapa anotando todos os passos de cada atividade vista na análise do ambiente e identificar os riscos junto aos trabalhadores.

Analisar os riscos e realizar medidas preventivas

Após identificar os riscos, você irá conseguir identificar quais colaboradores estão expostos aos riscos e dessa forma irá realizar medidas preventivas e procedimentos de segurança do trabalho.

Documente todos os procedimentos de segurança

Já falamos sobre isto aqui no blog, você conferir a importância da documentação dos procedimentos neste post: “6 Benefícios da documentação dos procedimentos de segurança”.

análise de riscos

Revise e otimize se necessário

Após realizado todo o procedimento é hora de revisar, revise todos os passos e complemente se necessário.

É importante lembrar que qualquer alteração do ambiente, na execução e nos procedimentos do trabalho deve ser acompanhada de uma nova análise de risco.

Veja também o post: “Comportamentos de risco no trabalho”.

A INBEP oferece cursos online de segurança do trabalho que atendem às exigências do Ministério do Trabalho e Emprego. Nós ajudamos empresas e profissionais a estarem de acordo com as normas e é dessa forma que ajudamos prevenir acidentes. Para conhecer os cursos, acesse: www.inbep.com.br/cursos.

cta_gestaoSSO

Posts Relacionados

Compartilhe :facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail