tensão da nr-10

Classificação de Tensão da NR-10

A norma regulamentadora nº 10 (NR-10) do Ministério do Trabalho e Emprego, referente a Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, tem como objetivo estabelecer os requisitos e as condições mínimas para a implementação das medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

A norma regulamentadora nº 10 (NR-10) do Ministério do Trabalho e Emprego, aplica-se às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

Conforme estabelece o subitem 10.2.1 da norma regulamentadora nº 10, todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho.

Classificação de Tensão da NR-10

A norma regulamentadora nº 10, dispõe 4 (quatro) tipos de tensão:

  • Tensão de Segurança: Extra baixa tensão originada em uma fonte de segurança.
  • Extra-Baixa Tensão (EBT): Tensão não superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
  • Baixa Tensão (BT): Tensão superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua e igual ou inferior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
  • Alta Tensão (AT): Tensão superior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.

NR-10

Destacando todos os trabalhadores autorizados a intervir em instalações elétricas devem possuir treinamento específico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e as principais medidas de prevenção de acidentes em instalações elétricas.

O Portal INBEP desenvolveu um excelente curso de NR-10 com certificado. Para obter mais informações, acesse: http:// inbep.com.br/curso/nr-10.

Além disso, a norma regulamentadora nº 10 estabelece que os trabalhadores que intervenham em instalações elétricas energizadas com alta tensão, também devem receber o treinamento de segurança específico em segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e suas proximidades, com currículo mínimo, carga horária e demais determinações estabelecidas pelo Anexo III da NR-10.

O Portal INBEP também desenvolveu um excelente curso de Sistema Elétrico de Potência com certificado. Para obter mais detalhes, acesse: http://inbep.com.br/cursos/nr-10-complementar-sep.

Ficou curioso como funciona nossa plataforma? Clique em: Quero falar com um consultor da INBEP que ficaremos felizes em conversar com você!

Banner_Infografico

Posts Relacionados

Compartilhe :facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *