atribuições da cipa

Segurança do Trabalho pode aumentar a produtividade?

São inúmeros benefícios que o treinamento de segurança do trabalho pode gerar ás empresas. Hoje vamos demonstrar como a segurança pode aumentar a produtividade das pequenas, médias e grandes empresas.

Hoje os empregadores devem garantir que suas operações ou atividades sejam executadas de maneira segura e saudável para os empregados, atendendo os requisitos legais de segurança e saúde do trabalho exigidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT e o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

Porém sabemos que muitas vezes a segurança do trabalho pode se tornar um programa engessado e realizado apenas para cumprir as normas exigidas. O que muitos não sabem é que o treinamento de segurança do trabalho e suas práticas ajudam diretamente na produtividade das empresas! Como? Vou te explicar…

Como a segurança do trabalho aumenta a produtividade?

A utilização de equipamentos e a implementação de procedimentos eficazes de segurança através de treinamentos, reduzem o número de afastamentos ocorridos por acidente de trabalho, isentando o colaborador de traumas relativos ao acidentes e eliminando possíveis gastos que o mesmo pode vir a ter até o final de sua vida.

Além disso, para a empresa é interessante não ter um alto índice de ausência dos funcionários pelos acidentes, visto que eles são responsáveis também por entregar produtos e serviços. Não podemos deixar de lembrar que quando as empresas não cumprem com a lei, quando por exemplo: não fornecem EPI, não realizaram treinamentos de segurança para o posto do empregado, etc.. estão sujeitos a multas e também a pagar pelas despesas dos acidentes!

segurança do trabalho

Então podemos dizer que com a utilização de equipamentos, procedimentos e treinamentos de segurança do trabalho, reduz-se o número de afastamentos por acidentes de trabalho e aumenta a produtividade das empresas.

Veja também o post: “7 dicas para fortalecer a segurança do trabalho nas empresas”

Reduzir os riscos é um ponto fundamental para se evitar acidentes durante o trabalho. A melhor maneira para se reduzir os riscos é a prevenção. Para isso, é importante que haja uma inspeção regular do local de trabalho, bem como a certificação de que os empregados seguem as políticas de segurança implementadas.

A identificação dos riscos existentes no local de trabalho, a elaboração do mapa de risco, a execução do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais – PPRA e o uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPI são algumas das principais medidas para a redução do número de acidentes na empresa, além claro dos treinamentos das NR’s que são específicas para cada tipo de atividade. Nós da INBEP oferecemos alguns cursos online com certificação reconhecida pelo MTE, confira todos os cursos.

Outro ponto importante é que a implementação de técnicas para a redução do número de acidentes de trabalho gera maior satisfação dos funcionários para a execução do serviço prestado, além disso cria-se uma responsabilidade coletiva na empresa, onde todos passam adiante as melhores práticas de segurança.

Sendo assim, garantir a segurança e a saúde física e psicológica dos empregados é um dos requisitos indispensáveis para a efetiva produtividade do ambiente de trabalho e como resultado, o sucesso da empresa.

Portanto, a INBEP desenvolveu uma plataforma especialmente para empresas e profissionais que desejam capacitar em segurança do trabalho de forma simples e centralizada. Conheça nossos cursos e nossa proposta em: www.inbep.com.br/cursos

segurança do trabalho

Posts Relacionados

Compartilhe :facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *