curso da nr-10

Curso da NR-10 – Quando realizar?

O Curso da NR-10 atende a norma regulamentadora nº 10, cujo recebe o título de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, sendo regulamentada pela Portaria n.º 3.214 de 08 de junho de 1978 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. Confira quando deve-se realizar o curso da NR-10 a seguir.

Objetivo da NR-10

De acordo ao subitem 10.1.1, a norma regulamentadora nº 10 estabelece os requisitos e as condições mínimas, visando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

O campo de aplicação da norma regulamentadora nº 10 se estabelece nas fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

Leia também: Classificação de Tensão da NR-10.

Quando realizar o Curso da NR-10?

O subitem 10.6.1 da NR-10, especifica que as intervenções em instalações elétricas com tensão igual ou superior a 50 Volts em corrente alternada ou superior a 120 Volts em corrente contínua somente poderão ser realizadas por trabalhadores que atendam ao que estabelece o item 10.8 da NR-10 (Habilitação, qualificação, capacitação e autorização dos trabalhadores).

curso da nr-10

Portanto, esses trabalhadores devem receber treinamento de segurança para trabalhos com instalações elétricas energizadas, com currículo mínimo, carga horária e demais determinações, conforme o Anexo III da NR-10.

Pensando nisso, o portal INBEP desenvolveu um excelente curso da NR-10 com certificado para as empresas que necessitam fornecê-lo aos seus funcionários. Para obter mais informações, acesse: http//.inbep.com.br/curso/nr-10.

Quando realizar o Curso do SEP?

Além do curso da NR-10, a norma regulamentadora nº 10 estabelece que os trabalhadores que intervenham em instalações elétricas energizadas com alta tensão devem receber treinamento de segurança, específico em segurança no Sistema Elétrico de Potência – SEP, com currículo mínimo, carga horária e demais determinações, conforme o Anexo III da NR-10 (Treinamento).

Não esquecendo que esses estabelecimentos devem possuir a documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação e autorização dos trabalhadores, tal como dos treinamentos realizados.

Além disso a norma regulamentadora 10 deixa claro quanto aos trabalhos relacionados ao SEP:

10.7.5 Antes de iniciar trabalhos em circuitos energizados em AT, o superior imediato e a equipe, responsáveis pela execução do serviço, devem realizar uma avaliação prévia, estudar e planejar as atividades e ações a serem desenvolvidas de forma a atender os princípios técnicos básicos e as melhores técnicas de segurança em eletricidade aplicáveis ao serviço.

10.7.6 Os serviços em instalações elétricas energizadas em AT somente podem ser realizados quando houver procedimentos específicos, detalhados e assinados por profissional autorizado.

10.7.9 Todo trabalhador em instalações elétricas energizadas em AT, bem como aqueles envolvidos em atividades no SEP devem dispor de equipamento que permita a comunicação permanente com os demais membros da equipe ou com o centro de operação durante a realização do serviço.

Qual a validade dos cursos da NR-10?

Segundo o item 10.8.8.2, o curso da NR-10 deve haver reciclagem bienal e sempre que ocorrer alguma das seguintes situações:

  • Troca de função ou mudança de empresa;
  • Retorno de afastamento ao trabalho ou inatividade, por período superior a 3 (três) meses;
  • Modificações significativas nas instalações elétricas ou troca de métodos, processos e organização do trabalho.

Para mais informações, veja a norma na íntegra: http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr10.htm

O portal INBEP também desenvolveu um excelente curso de Sistema Elétrico de Potência – SEP com certificado para as empresas que necessitam fornecê-lo aos seus funcionários. Para obter mais informações, acesse: www.inbep.com.br/cursos/sep.

Gostou do post? Deixe seu comentário!

curso da nr-10

Posts Relacionados

Compartilhe :facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail