aplicação da NR-10

Eletricidade e Segurança no Trabalho

A eletricidade está diariamente presente em nossas vidas. Ela é imprescindível para as pequenas atividades de rotina de cada ser-humano. Entretanto, manter a qualidade das redes elétricas e garantir a segurança dos profissionais que atuam com este tipo de serviço requer preparo e treinamento.

O trabalho com eletricidade

Os riscos aos trabalhadores das redes elétricas são constantes e estão regulamentados pela NR-10, que trata das Instalações e Serviços em Eletricidade junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Esta norma estabelece as condições para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Lembrando que esta NR também estabelece que todos trabalhadores que intervenham em instalações elétricas energizadas com alta tensão, devem receber também o treinamento de segurança complementar da NR-10 para o  Sistema Elétrico de Potência – SEP.

Antes de iniciarem suas tarefas, esses profissionais aprendem sobre técnicas de segurança que englobam o bloqueio de fontes de energia, uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s) e a utilização correta das ferramentas.

O trabalho com eletricidade possui alta periculosidade, onde o funcionário se submete a riscos como choques, explosões e queimaduras de até terceiro grau que podem gerar graves lesões como coagulação do sangue, lesões nos nervos e músculos e até levar à morte.

eletricidade

Além disso, reação nervosa ao receber um choque elétrico, pode causar outros tipos de acidentes com o indivíduo, uma vez que ele pode cair de uma escada, por exemplo. Por isso, muitas vezes pode ser exigido outros cursos de segurança do trabalho que complementam a questão da eletricidade, como o curso de NR-35.

Regulamentação para serviços de eletricidade em altura

O curso da NR-35 foi elaborado para determinar medidas de segurança para trabalhos em altura, visto que muitas vezes estes profissionais realizam este tipo de  trabalho, torna-se necessária a realização do mesmo. Para a NR-35, entende-se como trabalho em altura, segundo o item – 35.1.2 – toda atividade executada acima de 2,00 m do nível inferior, onde haja risco de queda.

Conheça o curso teórico da NR-35

Práticas para garantir a segurança de atividades com eletricidade

Para garantir a segurança no trabalho durante uma atividade com eletricidade, alguns cuidados podem ser fundamentais para assegurar a saúde e a vida do profissional. Dentre elas, listamos as que seguem abaixo:

  • Estabeleça os EPI’s corretamente: Todos os trabalhadores envolvidos com a atividade da rede elétrica devem usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI). É possível estabelecer os equipamentos corretos a partir de cada atividade a ser exercida: capacetes, óculos de segurança, protetores auriculares, roupas e calçados próprios, dentre outros.

Outro ponto importante é certificar a qualidade do equipamento e verificar se os mesmos estão dentro do prazo de validade.

  • Selecione as ferramentas certas para o serviço: Selecionar as ferramentas certas para o tipo de serviço que será executado é outra garantia de segurança para o profissional. Veja qual será o trabalho a ser feito e separe as ferramentas corretas que serão utilizadas.
  • Certifique-se do projeto: Antes de iniciar o trabalho, certifique-se junto aos profissionais do projeto sobre as condições que serão executadas e utilizadas as instalações, a projeção dos cabeamentos e a instalação de painéis elétricos seguros.
  • Fique atento aos pequenos detalhes: Muito além dos itens listados acima, antes de iniciar o trabalho, o profissional deve ficar atento aos pequenos detalhes. Desenergizar todas as fontes é uma das mais importantes para a garantia da segurança e da vida durante a execução com a rede elétrica.
  • Capacite-se: Conforme dito anteriormente, a norma regulamentadora que estabelece a segurança dos serviços e atividades com eletricidades é a NR-10. Por isso, capacite-se para estar de acordo com as exigências do MTE e garanta sua integridade e saúde. Para profissionais que realizam atividades com trabalhos em altura, não esqueça da NR-35, norma também exigida pelo MTE.

O trabalho com a rede elétrica requer atenção e preparo. Antes de começar a atividade, obtenha conhecimento sobre os riscos e tenha bom senso. Conhecer o equipamento que será utilizado e aplicar as práticas de segurança para cada tipo de circuito elétrico são garantias de proteção para o funcionário e toda a equipe.

Entenda também: “NR-10: Trabalhador qualificado, habilitado e capacitado”

INBEP desenvolveu um excelente curso de NR-10 com certificado. Para obter mais informações, acesse: http:// inbep.com.br/curso/nr-10.

eletricidade

Posts Relacionados

Compartilhe :facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail