Segurança do Trabalho para RH e gestores

Gestão de pessoas e segurança do trabalho

Além de motivar os funcionários, definir prioridades, traçar metas, avaliar resultados e planejar ações futuras, o gestor deve, ainda, garantir a segurança da equipe. A relação entre gestão de pessoas e segurança do trabalho é muito importante e não pode ser deixada de lado em meio a tantas atribuições, pois impacta diretamente na qualidade de vida e no ambiente de trabalho.

Além disso, influencia também nos lucros do negócio. Um eventual acidente traz consequências negativas não apenas por um provável dano à imagem da empresa perante o mercado e os próprios funcionários, mas também pelos custos com um possível afastamento, cobertura de despesas médicas, treinamento de um substituto, atraso na produção ou até mesmo dano a equipamentos.

Quer entender melhor essa relação? Confira os tópicos que listamos abaixo!

Identifique possíveis riscos de acidente

Conhecer bem as funções desempenhadas, avaliar o espaço de trabalho e a metodologia utilizada são fatores importantes para identificar possíveis riscos de acidente.

O gestor é a melhor pessoa, junto a um técnico em segurança do trabalho, para apontar quais tipos de problemas podem ocorrer durante o desempenho das funções laborativas.

O técnico é capaz de identificar riscos comuns e inerentes a todos os espaços de trabalho, enquanto o gestor tem conhecimento específico sobre sua equipe e os perigos que podem enfrentar.

Zele pelas normas de segurança do trabalho

A aplicação das normas de segurança do trabalho deve ocorrer de maneira consciente e precisa. Deve ser uma prioridade.

Não é permitido desenvolver qualquer tipo de atividade laborativa com descumprimento dessas normas, pois elas existem para proteger o funcionário e sua saúde.

O gestor deve garantir o fornecimento de EPIs (equipamentos de proteção individual), fiscalizar e assegurar condições seguras do ambiente e informar os trabalhadores sobre riscos.

segurança do trabalho

Promova a conscientização da segurança do trabalho

A melhor maneira de garantir a segurança do trabalho é a conscientização. Explicar aos funcionários porque devem ficar atentos, quais são as normas a serem seguidas, os motivos pelos quais são importantes e como ajudam a prevenir problemas graves é muito importante.

Essa conscientização pode ser feita com palestras, treinamentos, rodas de conversa e distribuição de informativos, entre outros.

dicas-cultura-segurança

Garanta a capacitação adequada dos funcionários

Funções diferentes têm requisitos distintos e precisam ser desempenhadas da maneira correta para garantir a segurança do trabalhador.

Promover uma capacitação adequada é necessário para assegurar não somente que todos os envolvidos no trabalho tenham consciência de como desempenhar suas funções, mas para que saibam proteger a si e aos colegas de eventuais riscos que podem surgir.

O capital humano é o que a empresa tem de mais valioso.

Por isso, atrelar a gestão de pessoas e segurança do trabalho é a melhor maneira de garantir não somente o cumprimento das normas regulamentadoras (NR) e legislações trabalhistas como também, de fato, coordenar a equipe, envolvê-la e ensiná-la a zelar pelos colegas.

sucesso-treinamentos.fw

Fornecer informações, equipamentos necessários, promover palestras e treinamentos, fiscalizar as condições de trabalho e, principalmente, manter uma comunicação aberta e transparente são pontos fundamentais para o bom andamento de uma empresa.

E não há ninguém melhor do que o gestor de pessoas para atuar diretamente com elas na preservação da vida.

 

Este post foi desenvolvido pela Realizarte, palestras motivacionais.
O post original pode ser acessado em: https://realizartepalestras.com.br/gestao-de-pessoas-e-seguranca-do-trabalho-entenda-melhor-essa-relacao/

Posts Relacionados

Compartilhe :facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *