liderança na segurança do trabalho

Impacto da Cultura, Clima e Liderança na Segurança do Trabalho

Neste post você irá conferir qual é o impacto da cultura de segurança, clima e liderança na segurança do trabalho, assim como também os motivos pelos quais você deve trabalhar e otimizar elas em sua empresa.

O que é uma cultura de segurança?

Se você já é leitor do nosso blog, já deve saber o que é cultura de segurança, certo? A cultura de segurança incorpora o valor da segurança e a medida em que as pessoas assumem a responsabilidade pessoal pela segurança em uma organização.

Muitas vezes a cultura de segurança é descrita como a personalidade da organização, por isso nenhuma empresa tem uma cultural totalmente igual a outra, mesmo sendo do mesmo segmento.  A cultura se forma naturalmente onde quer que as pessoas estejam trabalhando para um objetivo comum, normalmente a cultura organizacional é invisível, pois a maioria das pessoas não estão conscientes das crenças compartilhadas e dos pressupostos que influenciam seu comportamento.

Veja também: “Como melhorar a cultura da saúde e segurança do trabalho”

Um exemplo de como você pode experimentar a cultura de segurança é quando você começa a trabalhar em uma nova organização. Inicialmente, como um novo funcionário, você tentaria obter uma compreensão das práticas de segurança em sua organização. No início, você seria orientado nas regras, procedimentos e treinamento por escrito que você recebeu. Você também olhará para seus colegas e líderes, observando o que eles dizem e como eles agem. Com base nessas informações e observações, você entenderia a cultura de segurança da organização. Existe uma cultura de segurança positiva quando os funcionários entendem a importância da segurança e exibem comportamentos de segurança positivos.

Exemplos de comportamentos de segurança positivos incluem o uso de equipamento de proteção pessoal (PPE) sem ser solicitado, completando avaliações de riscos para todos os trabalhos e relatando todos os incidentes. Se uma organização tem uma cultura de segurança negativa, a segurança pode ser vista como desnecessária e isso pode levar o pessoal a ter práticas de segurança precárias. Os comportamentos negativos de segurança incluem a tomada de atalhos ou a escolha de ignorar riscos de segurança.

O que é um clima de segurança?

O clima de segurança é o valor percebido na segurança em uma organização em um determinado momento. Portanto, podemos pensar no clima de segurança como o “humor” de uma organização, com base no que os trabalhadores experimentam em um momento específico.

Como o clima de segurança é um instantâneo da segurança em um ponto no tempo, ele pode mudar rapidamente, diariamente ou semanalmente. Por exemplo, o clima de segurança pode ser aumentado depois de implementar um novo procedimento de segurança ou após um incidente.

Se esse clima de segurança aumentado for mantido ao longo do tempo, isso pode levar a mudanças na cultura subjacente. À medida que o clima de segurança captura as atitudes em relação à segurança em um ponto específico, é um indicador útil do desempenho de segurança. Medir a cultura de segurança geralmente é feito usando uma pesquisa de funcionários ou discussões em equipe.

O que é liderança na segurança?

Os líderes de segurança apresentam um forte compromisso com a segurança, envolvem-se e inspiram outros a ter comportamentos de segurança positivos. Os líderes de segurança podem existir em todos os níveis, desde executivos sênior, gerentes intermediários até líderes informais entre os trabalhadores.

Os líderes são importantes em qualquer organização, pois fornecem orientação aos funcionários em termos de planejamento e supervisão de seu trabalho. Eles também fornecem motivação para os funcionários alcançar metas, recompensando, inspirando e liderando pelo exemplo.

Veja também: “4 Atitudes de verdadeiros líderes de segurança”

Os líderes de segurança inspiram outros a ter atitudes positivas em relação à segurança, estabelecendo um bom exemplo de segurança e recompensando a equipe por bons comportamentos de segurança. Se os líderes de segurança são consistentes, eles podem influenciar o clima de segurança e ao longo do tempo têm um impacto na cultura de segurança.

Afinal, qual é o impacto da cultura, clima e liderança na segurança do trabalho?

Na verdade, como vimos anteriormente:

Cultura = Personalidade da empresa perante a segurança do trabalho. Nível de valor e responsabilidade que a equipe aplica a segurança do trabalho.

Clima =Valor percebido na segurança em um determinado momento.

Liderança = Pessoas que lideram a equipe com compromisso com a segurança, envolvem-se e inspiram outros a ter comportamentos de segurança positivos.

Porém, o grande impacto é a soma destes três fatores, se os líderes de segurança demonstrarem um forte compromisso com a segurança, motivar pessoal e fornecer um exemplo positivo de segurança, isso irá melhorar o clima de segurança.

Se mantivermos nossos esforços de liderança de segurança, ao longo do tempo, fará com que as pessoas reavaliem suas crenças profundas e valores sobre segurança e tenham um efeito positivo da cultura de segurança.

Através das ações dos líderes de segurança, podemos criar uma cultura de segurança positiva, resultando em um melhor desempenho de segurança, o que ajudará a manter nossos funcionários seguros no trabalho.

Conclusão

A soma da liderança, clima e cultura de segurança desenvolve o comportamento de segurança do trabalhador! O que isso quer dizer?

Se você investir em qualquer um desses três itens, você estará influenciando diretamente o comportamento do trabalhador, o que é importante para empresas que tem como objetivo eliminar/diminuir os acidentes de segurança do trabalho.

Gostou do post? Deixe seu comentário!

Posts Relacionados

Compartilhe :facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail