ISO 45001

ISO 45001: Publicação da norma estendida para dez/2017

Veja as novas noticias referente a norma ISO 45001 responsável pelos requerimentos para o sistema de gestão em Saúde e Segurança Ocupacional. A norma acaba de apresentar um atraso em sua publicação.

Já falamos aqui no blog da ISO 45001 no post: “ISO 45001: Nova norma internacional para saúde e segurança ocupacional”, esta norma tem como objetivo ajudar as organizações a melhorar o seu desempenho em Segurança e Saúde no Trabalho. Conforme a organização internacional, o padrão foi projetado para ser integrado em sistemas de gestão existentes e irá complementar aspectos relacionados à segurança, saúde e bem-estar dos trabalhadores.

Infelizmente segundo o site da ISO e expectativa da publicação da norma é para dezembro de 2017, ou seja, um atraso equivalente a 18 meses. a  Veja quadro a baixo:

ISO 45001
(Fonte:  ISO https://goo.gl/11eCfM)

A atualização prevê que a próxima versão será publicada para consulta em janeiro de 2017 e será finalizada em dezembro do mesmo ano. Contudo, Richard Jones, o chefe das políticas e assuntos públicos da IOSH e membro da comissão do projeto ISO 283 (a qual está elaborando a norma) afirma que “na pior das hipóteses” a publicação será realizada em dezembro de 2017, mas que ele e o comitê estão esperançosos que a ISO 45001 será publicada ainda em Junho de 2017.

iso 45001

A norma foi adiada no início deste ano devido ao grande volume de comentários – mais de 3000 – recebidos durante a consulta pública de fevereiro a maio. De acordo com um comunicado no site da BSI, os comentários foram referentes a fazer alterações em definições de conceitos-chave, incluindo o de “trabalhador”, “participação” e “perigo”. Estes foram discutidos em uma reunião do Comitê de Projeto ISO 283 no Canadá em junho.

Gostou? Cadastre-se em nossa Newsletter e receba as principais novidades da saúde e segurança do trabalho!

Posts Relacionados

Compartilhe :facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail