manipulação de alimentos

Manipulação de Alimentos – Cuidados e Dicas de Higiene

Neste texto você irá conferir dicas práticas e cuidados de higiene na manipulação de alimentos de acordo com os padrões da ANVISA. Confira a seguir!

Manipulação de Alimentos atualmente

Com a nova moda de programas de cozinha como o Masterchef, por exemplo, inspiraram muitas pessoas a se aventurarem como chef de cozinhas ou abrirem o próprio estabelecimento no ramo alimentício, mas como lidar com os cuidados e higiene dos alimentos antes de ir para o prato do consumidor?

imagem-02.jpg

A higiene dos alimentos e seus cuidados

O que devemos saber primeiramente é que há uma resolução da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) – RDC N° 216, de 15 de Setembro de 2004 (Resolução de Diretoria Colegiada), que estabelece os procedimentos em relação ao manuseio de alimentos que garantem condições higiênicas do alimento a ser preparado.

Os estabelecimentos do ramo alimentício precisam seguir esses procedimentos a fim de garantir que o alimento oferecido ao consumidor esteja de acordo com a resolução estabelecida pela ANVISA.

Os cuidados e higiene com os alimentos são fatores fundamentais e devem ter atenção especial, afinal, um estabelecimento que não oferece as condições mínimas de higiene no preparo dos alimentos poderá trazer riscos à saúde dos consumidores. Além disso as pessoas envolvidas necessitam de treinamento para manipular alimentos.

Benefícios das boas práticas manipulação de alimentos

Para a implantação das boas práticas de manipulação dos alimentos, algumas mudanças são necessárias e podem trazer benefícios para o estabelecimento, equipe de trabalho e aos consumidores. Vejamos algumas delas:

  • Credibilidade dos clientes em saber que o estabelecimento segue os procedimentos descritos pela Anvisa;
  • Motivação por parte da equipe, onde o responsável se preocupa com seus funcionários e com o ambiente;
  • Aumento do lucro e redução de custos (multas aplicadas pela ANVISA quando há fiscalização);
  • Redução da exposição do estabelecimento com pontos negativos em redes sociais.
  • Prevenção de doenças DTA (Doenças Transmitidas por Alimentos) e contaminações da equipe de trabalho e clientes;

Além dos benefícios da implantação das boas práticas, outras medidas são de extrema importância para manter o ambiente longe das contaminações que podem prejudicar a saúde de todos os envolvidos, não apenas dos alimentos em si, mas de toda a estrutura física que compõem o estabelecimento.

Como por exemplo, deve-se observar se a água fornecida para o estabelecimento é potável e tratada e os banheiros devem ficar longe do local de preparo dos alimentos.

Dicas práticas de como evitar a contaminação nos alimentos

Mais importante de tudo é manter a devida higiene e cuidados na manipulação dos alimentos, o pessoal responsável pelo local de preparo também deverá seguir algumas regras para evitar qualquer tipo de contaminação sendo elas:

  • Lavar sempre as mãos depois de ir ao banheiro;
  • Não usar acessórios quando estiver manipulando os alimentos (brincos, pulseiras, anéis, etc);
  • Usar uniforme apropriado composto de avental, luvas e touca, se necessário máscaras;
  • Lavar bem as hortaliças, legumes e verduras com água corrente;
  • Manter os alimentos sob refrigeração adequada;
  • Manter as unhas sem esmalte e aparadas;
  • Não usar os mesmos utensílios (facas, tábuas) sem lavá-los antes de manipular carnes;
  • Acondicionar os alimentos em recipientes e embalagens apropriadas e identificadas

O curso de manipulação de alimentos

Vale salientar que os treinamentos das pessoas que terão contato direto ou indireto com os alimentos são uma exigência da ANVISA. O pessoal deverá ser certificado para exercer as boas práticas de manipulação de alimentos.

Veja também: “Quem deve fazer o curso de manipulação de alimentos”

A INBEP oferece o curso de Manipulação de Alimentos na modalidade EaD com certificado de acordo com a ANVISA. Para saber mais, acesse: https://goo.gl/NiZCkP

Posts Relacionados

Compartilhe :facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail