higiene ocupacional

O que é Higiene Ocupacional?

A higiene ocupacional é a ciência responsável por antecipar, reconhecer, avaliar e controlar os agentes ou processos produtivos utilizados que colocam em risco a saúde e integridade do colaborador em seu ambiente de trabalho. Confira a fundo sobre higiene ocupacional.

Objetivo da Higiene Ocupacional

A higiene ocupacional tem como objetivo prevenir, reconhecer, avaliar e controlar os riscos ocupacionais que podem ocasionar doenças ocupacionais.

Veja também o post: “Doença do trabalho e Doença Ocupacional, qual a diferença?”

Conforme é descrito no objetivo, a higiene ocupacional é dividida em quatro etapas, sendo elas:

A antecipação do risco;

Essa fase tem como objetivo realizar a avaliação de riscos potenciais e estabelecer medidas preventivas antes que um determinado processo industrial seja implementado ou modificado.

O reconhecimento do risco;

É onde se dá inicio a avaliação qualitativa da identificação dos riscos ambientais que podem afetar a saúde e integridade do colaborador. Nesta fase realiza-se um estudo sobre as matérias-primas, produtos e subprodutos, métodos e procedimentos de rotina, processos produtivos, instalações e equipamentos existentes.

A avaliação do risco;

Já esta é onda há inicio da avaliação quantitativa dos riscos, nesta fase leva-se em consideração os limites de tolerância, estabelecidos pela norma regulamentadora 15.

Limite de tolerância: “Concentração ou intensidade, máxima ou mínima relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano a saúde do trabalhador durante sua vida laboral.”

O controle do risco.

Esta fase esta associada a minimização ou eliminação dos riscos, antecipados e reconhecidos e avaliados no ambiente de trabalho.

O que são riscos ocupacionais?

Riscos ocupacionais são danos em potencial á saúde e integridade do colaborador classificados em: riscos físicos, químicos, biológicos, acidente e ergonômico.

  • Risco Físicos

São aqueles gerados por máquinas ou condições físicas do ambiente de trabalho.

ex: Ruídos, Vibrações, Radiações Ionizantes, Radiações Não Ionizantes, Frio, Calor, Pressões Anormais, Umidade.

higiene ocupacional

  • Risco Químicos

São eles provenientes de substâncias químicas em seu estado líquido, solido ou gasoso. Quando absorvidos pelo organismo pode gerar reações tóxicas ao trabalhador.

ex: Poeiras, Fumos, Névoas, Neblinas, Gases, Vapores Substâncias compostos ou produtos químicos em geral

risco químico

  • Riscos Biológicos

São eles causados por microrganismos capazes de causar doenças devido a contaminação e pela natureza do trabalho.

Ex: Vírus, Bactérias, Protozoários, Fungos, Parasitas e Bacilos.

  • Riscos Ergonômicos

São eles provenientes do mau uso das técnicas de ergonomia a qual estabelece parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Ex: Esforço físico intenso, Levantamento e transporte manual de peso, Exigência de postura inadequada, Controle rígido de produtividade, Imposição de ritmos excessivos Trabalhos em turno noturno, Jornada prolongada, Monotonia e  Repetitividade, Stress físico ou psíquico…

Veja também o artigo: “Saiba mais sobre a NR-17 (Ergonomia)”

aspectos ergonômicos da NR-12

  • Riscos Mecânicos ou de Acidente

Estes ocorrem em função das condições físicas do ambiente (físico de trabalho) e tecnológicas impróprias que coloca em risco a saúde e integridade do trabalhador.

Ex: Arranjo físico inadequado, Máquina e Equipamentos sem proteção Ferramentas inadequadas ou defeituosas, Iluminação inadequada Eletricidade, Probabilidade de incêndio ou explosão, Armazena- mento inadequado, Animais Peçonhentos, Outras situações de riscos que podem provocar acidentes…

Gostou do post? Deixe seu comentário!

Fontes:

UFG – Higiene Ocupacional

Princípios da Higiene Ocupacional

Como realizar a análise e gestão de riscos de segurança do trabalho

Compartilhe :facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *