treinamento de integração

O que é o treinamento de integração? Ele é obrigatório?

O treinamento de integração é um processo de aprendizagem de curta duração que, mediante uma técnica ou uma combinação de procedimentos, visa dotar funcionários novos de habilidades, conhecimentos e competências de forma a melhorar seu desempenho no cargo atual.

Objetivo do treinamento de integração

O principal objetivo do treinamento é preparar as pessoas para a execução imediata das diversas tarefas inerentes de seu cargo. Ele é obrigatório na medida em que os recém-chegados irão se beneficiar em termos de desenvolvimento e adaptação, e também porque, sem ele, muitas empresas descumprem leis e normas regulamentadoras, como por exemplo treinamento de Segurança no Trabalho, pois esse é um treinamento obrigatório para muitas empresas, e você pode encontrá-lo em nosso portal.

O desenvolvimento e a adaptação

Finalizar um processo de recrutamento não significa que as pessoas recém-admitidas estejam em total condição para executar suas funções de forma eficaz.O fato de terem sido contratadas, de terem apresentado potencial não é suficiente para que apresentem um bom desempenho no cargo.

Cabe à organização propiciar as condições necessárias para que estas habilidades e aptidões se desenvolvam, de forma a permitir à mesma alcançar os seus objetivos. Para isso são necessárias algumas etapas.

Ambientação

Ambientar os recém-contratados à organização por meio de um programa de orientação é de extrema importância. Essa orientação pode variar de acordo com o ramo de atuação da empresa, mas muitas incluem nesse treinamento ensinamentos importantes como o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e também Treinamento da CIPA.

Treinamento e avaliação

Deve-se também desenvolver programas de treinamento que capacitem os novos membros para a execução das atividades esperadas, para que a façam com eficácia de uma forma consistente com os objetivos da organização.

Por fim, deve-se avaliar o desempenho dos trabalhadores para detectar eventuais lacunas e áreas que necessitem de melhorias;

cursos-ead-faca-analise

O resultado dessa etapa é o desenvolvimento de uma força de trabalho adaptada à organização e com as competências e conhecimentos necessários para desempenhar suas funções com o máximo de eficácia e eficiência. Com certeza os novatos estarão sendo avaliados — treinamento também é trabalho!

O treinamento como ponto de alinhamento

A chegada de novas pessoas impacta as equipes, e o treinamento de integração também age para socializar e reduzir esse impacto. Muitas empresas realizam a adaptação com tutores, que são responsáveis por tirar as dúvidas e serem verdadeiros guias dos novatos no dia-a-dia na organização.

Esse processo é chamado de coaching, e a principal vantagem é que esse tipo de treinamento é totalmente ajustado à pessoa e está diretamente ligado ao trabalho que vai ser desenvolvido por ela, sendo realizado no próprio local onde são desempenhadas as atividades.

CTA

Por sua vez, o treinamento de integração também pode ocorrer fora do ambiente de trabalho, possuindo a vantagem de retirar os indivíduos das tensões e exigências permanentes do local de trabalho, permitindo que se concentrem por inteiro na experiência de aprendizagem. Os métodos mais comuns são:

  • Simulações: metodologia adequada a pequenos grupos, que se baseia em simulações de situações reais. A CIPA, por exemplo, se vale muito dessa técnica;
  • Discussão de grupo: técnica que permite a interação entre os participantes na discussão de problemas ou casos;
  • Palestras: método expositivo que consiste na apresentação por especialistas dos conteúdos técnicos;

  • Dramatização: metodologia que consiste na representação de diferentes papéis, o que obriga a compreensão de pontos de vista normalmente negligenciados;
  • Modelagem de comportamento: método que consiste na apresentação do modelo de comportamento a imitar por meio da apresentação de filmes e vídeos.

Conclusão

A maioria dos treinamentos fora do ambiente de trabalho inclui uma mistura desses e de outros métodos de treinamento. Independentemente do formato escolhido, é importante ressaltar que o treinamento da força de trabalho, especialmente o treinamento de integração, é uma exigência competitiva que as organizações têm que satisfazer.

Veja também: “O papel do treinamento na gestão SSO”

Sem o contínuo desenvolvimento de seus recursos humanos, as organizações rapidamente ficam obsoletas, e em muitos casos, sem fazer os treinamentos de integração, acabam ficando irregulares e sofrem as consequências de terem funcionários incapazes de lidar com uma gama de situações. Isso além de receberem multas, o que é uma situação indesejável.

Gostou do post? Aproveite também para conhecer um pouco mais sobre os EPIs (equipamentos de proteção individual) e melhorar a segurança de seus colaboradores!

banner ebook elaborar treinamento integracao

Posts Relacionados

Compartilhe :facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail