sipat

O que é SIPAT e qual é a sua importância?

Neste texto você irá conferir o significado da SIPAT, a sua importância, duração, frequência etc. Confira mais a fundo tudo sobre SIPAT.

O que significa SIPAT?

A sigla SIPAT significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. Isso porque ela representa o período onde são realizadas atividades direcionadas a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

A SIPAT é uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA) conforme diz no ítem 5.16 alínea “o” e “p”.

Qual o objetivo da SIPAT?

O principal objetivo é promover conhecimento e conscientizar os funcionários sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho. Esta é uma oportunidade também de reforçar o programa de treinamento já realizado, pode-se realizar palestras dinâmicas, gincanas, sorteios e outras atividades que reforce este assunto.

Qual é a duração da SIPAT?

Como já diz no significado de sua sigla, ela é realizada no período de uma semana dentro do horário de trabalho e é um evento que ocorre anualmente.

Quantos funcionários é necessário para realizar a SIPAT?

Não existe uma lei que determina a quantidade de funcionários mínima para a realização deste programa, por isso podemos concluir que é uma ação obrigatória para toda empresa, independente do tamanho ou segmento.

É necessário documentar a SIPAT?

Sim, é importante que a CIPA registre todas as reuniões realizadas sobre a SIPAT, assim como a lista de presença das atividades realizadas, para que se comprove a realização do evento.

Existe tema obrigatório na SIPAT?

Não, não existe lei que defina temas obrigatórios para o programa. Muitos acham por exemplo que palestras sobre AIDS é um tema obrigatório, pois uma NR diz que AIDS deve ser um tema de um evento anual da empresa. Como a SIPAT é obrigatório todo ano, as empresas acabam inserindo no programa.

Quem são os responsáveis da realização da SIPAT?

Normalmente ela é organizadas por Profissionais de RH ou Técnicos de Segurança do Trabalho.

Como organizar um SIPAT?

Esta é uma etapa muito importante, deve-se organizar com antecedência. Segundo o Grupo Saúde e Vida é necessário definir as seguintes questões:

a) Que equipe será responsável por promover o SIPAT?

b) Qual membro será o coordenador?

c) Como as tarefas serão divididas?

d) Quais serão as datas das reuniões durante o ano? (CIPA)

e) Quais são as consultorias que vão preparar as atividades para SIPAT?

Além disso, é necessário definir a data de realização da SIPAT, com bastante antecedencia é claro. A divulgação poderá ser feita através de cartazes, avisos nos murais, faixas etc…

Posts Relacionados

Compartilhe :facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail