O que são agentes de risco?

Neste texto você irá conferir sobre o que são os agentes de risco e quais são eles! A classificação dos agentes de risco ajudam na elaboração de programas de mapa de risco, PPRA entre outros.

A Portaria Nº 3.214 do Ministério do Trabalho e Emprego possui uma série de NR’s que consolidam a legislação trabalhista relacionadas à segurança do trabalho. É ela que determinou a classificação dos agentes de risco ou riscos no ambiente de trabalho.

O que são agentes de risco?

Os agentes de risco são substâncias que quando expostas no limite de tolerância podem causar danos à saúde do trabalhador. Por isso, os agentes de risco podem não ter consequências imediatas, pois podem depender de fatores como: tempo de exposição ao risco, intensidade, quantidade de agentes presentes no ambiente e mais.

Além disso, os agentes de risco podem ser agentes ou situações que de alguma forma possam trazer, comprometer ou ocasionar danos:

i) à saúde do trabalhador nos ambientes de trabalho, em função de sua natureza, concentração,intensidade e tempo de exposição;

ii) à qualidade do trabalho desenvolvido;

iii) aos animais;

iv) ao ambiente.

Os agentes de risco ou riscos ambientais são discutidos para elaboração e implementação de programas, como: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR, entre outros.

Tipos de agentes de risco

Os agentes de risco são classificados em 5 tipos, confira a seguir:

Riscos Físicos (Verde)

São diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.

Um exemplo das consequências do ruído como risco físico:

Consequências: Cansaço, irritação, dores de cabeça, diminuição da audição, aumento da pressão arterial, problemas no aparelho digestivo, taquicardia e perigo de infarto.

Riscos Químicos (Vermelho)

São as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão;

Um exemplo das consequências de poeiras minerais (sílica, asbesto, carvão, minerais) como risco químico:

Consequências: Silicose (quartzo), asbestose (amianto) e pneumoconiose dos minérios de carvão.

Riscos Biológicos (Marrom)

São riscos oferecidos por diversos tipos de micro-organismos que possam infectar o indivíduo por vias respiratórias, contato com a pele ou ingestão. São as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros;

Um exemplo das consequências de vírus, bactérias e protozoários como risco biológico:

Consequências: Doenças infecto-contagiosas. Ex.: hepatite, cólera, amebíase, AIDS, tétano, etc.

Riscos Ergonômicos (Amarelo)

Esforço físico intenso, Levantamento e transporte manual de peso, Exigência de postura inadequada, Controle rígido de produtividade, Imposição de ritmos excessivos, Trabalho em turno e noturno, Jornadas de trabalho prolongadas, Monotonia e repetitividade, Outras situações causadoras de stress físico e/ou psíquico.

Um exemplo das consequências de esforço físico, levantamento e transporte manual de pesos, exigências de postura, como risco ergonômico:

Consequências: Cansaço, dores musculares, fraquezas, hipertensão arterial, diabetes, úlcera, doenças nervosas, acidentes e problemas da coluna vertebral.

Riscos Acidentes/Mecânicos (Azul)

Arranjo físico inadequado, Máquinas e equipamentos sem proteção, Ferramentas inadequadas ou defeituosas, Iluminação inadequada, Eletricidade, Probabilidade de incêndio ou explosão, Armazenamento inadequado, Animais peçonhentos, Outras situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes;

Um exemplo das consequências de ligações elétricas deficientes , como risco mecânicos:

Consequências: Curto-circuito, choque elétrico, incêndio, queimaduras, acidentes fatais.

Veja também o post: “O que são riscos ambientais?

Gostou do post? Deixe seu comentário!

agentes de risco

Posts Relacionados

Compartilhe :facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail