evitar acidentes com eletricidade

O que um gestor deve saber (e fazer!) p/ evitar acidentes com eletricidade

Como evitar acidentes com eletricidade? Já falamos aqui no blog da importância do envolvimento do gestor de RH e da segurança na prevenção de acidentes. Hoje, você irá conferir o que um gestor deve levar em consideração para evitar acidentes de origem elétrica.

O ano de 2015 apresentou dados assustadores quanto os acidentes envolvendo choques elétricos, foram registradas 75 mortes só no mês de janeiro, totalizando ao final do ano de 1.249 acidentes.

Porém o mais intrigante não foram os acidentes que envolveram eletricidade e sim o aumento de incêndios por curto circuito de 295 (2014) para 441 (2015).

Devemos lembrar que estes dados foram provenientes de acidentes REGISTRADOS pela Abracopel, há muitos acidentes (principalmente em regiões afastadas) que não são reportados. Por isso, podemos concluir que a quantidade de acidentes vai muito além do que sabemos.

Segundo o site O Globo, a profissão de instalação em atividades com alta tensão representa a 6º profissão que registra o maior número de mortes no Brasil. Já a Abracopel, indicou que em 2015 houve 590 mortes registradas por acidentes com eletricidade, liderando o ranking de atividades fatais por profissão.

Eu como gestor de pessoas, o que devo saber e fazer para evitar acidentes com eletricidade?

Se você é um gestor de RH que realmente se envolve com a gestão da segurança do trabalho em sua empresa, pode ter certeza que é um profissional que está realizando seu trabalho de forma completa! Ora, como você, gestor de pessoas, não poderia se interessar e se preocupar com a integridade e saúde dos trabalhadores, não é mesmo?

Por isso, hoje trouxemos estas dicas provenientes do HSE UK, sobre como gestores podem evitar acidentes com eletricidade. Vamos lá?

1) Estabelecer sistema de regras e procedimentos

Regras e procedimentos são essenciais para evitar acidentes com eletricidade, toda atividade com eletricidade deve ser desenvolvida tendo em base estes parâmetros, independente se a equipe é interna ou terceirizada.

O processo deve ser documentado e todos envolvidos devem estar cientes e seguir as regras impostas, desde as atividades mais básicas até as mais elaboradas.

Veja também: “Procedimentos de segurança em instalações elétricas”

É claro que o nível de detalhamento dependerá muito da atividade, porém é essencial que desde o início haja uma política estabelecida, a qual todos, independente da atividade, devem seguir. Como por exemplo:

  • Sempre desligar a rede elétrica antes de realizar o trabalho;
  • Assegurar o isolamento elétrico;
  • Nunca trabalhar em corrente elétrica ligada, entre outros.

Por isso, em qualquer atividade que envolva eletricidade, principalmente aquelas com alta tensão, deve-se elaborar procedimentos e regras com uma metodologia, para que os princípios de segurança sejam entendidos por todos.

Estabelecer práticas de segurança claras e de forma compacta

Aqueles que praticam as atividades com eletricidade devem receber orientações de segurança de forma clara e compacta, sempre levando consigo as informações.

Os trabalhadores devem saber as limitações de seu trabalho no que diz respeito à segurança. Procedimentos detalhados em atividades com equipamentos específicos, ou em circunstâncias particulares, devem ser tratados de forma separada dos demais procedimentos e disponibilizados para consulta a qualquer momento.

Revisão das atividades caso houver acidente

Até o profissional mais bem treinado e competente pode não se lembrar o que fazer em situações de emergência. O trabalhador deve estar devidamente treinamento e preparado para estes tipos de situações, sabendo reconhecer os motivos pelos quais o acidente ocorreu, reporta-los para seu gerente ou supervisor e principalmente mudar suas atitudes ou forma de executar as suas atividades.

Desenvolver e promover a cultura de segurança na empresa

Para evitar acidentes com eletricidade ou qualquer acidente, o gestor responsável deve garantir que todos saibam como trabalhar com segurança, evitando danos também à saúde, além disso, o mesmo deve assegurar que todos irão seguir as regras e com isso, controlar as medidas de segurança identificadas. Como fazer isso?

  • O gestor deve se envolver na gestão de riscos e nos procedimentos das atividades, coordenando o trabalho e levantando questões necessárias de segurança;

 

  • Definir os papéis e responsabilidades de cada cargo dos supervisores e dos trabalhadores, até mesmo o pessoal terceirizado;

 

  • Devem garantir  que os supervisores tenham um nível suficiente para supervisionar determinados trabalhos;

 

  • Devem assegurar que pessoas que trabalham em certo sistema elétrico, tenham o conhecimento necessário para realizar a atividade. Qualquer pessoa que não tenha este conhecimento mínimo, ou terá que ter uma supervisão maior ou deverá ser treinado para adquirir conhecimento devido.

Nunca deixe pessoas não autorizadas, sem qualificação ou treinamento executarem tarefas nos sistemas elétricos, lembre-se: Você é responsável por VIDAS.

Veja também: “Impacto da cultura, clima e liderança na segurança do trabalho”

O treinamento adequado para atividades com eletricidade

Para garantir a padronização dos procedimentos de segurança e da efetividade da prevenção de acidentes, o Ministério do Trabalho e Emprego desenvolveu as Normas Regulamentadoras.

Estas normas são exigidas pelo MTE, toda empresa que contrata empregados, de até mesmo de 1 pessoa, devem realizar os treinamentos.

No caso das atividades com eletricidade, a NR-10 é a norma regulamentadora exigida pelo MTE, sendo ela dividida em NR-10 Básico e NR-10 Complementar (SEP).  O treinamento da NR-10 Básico é destinada às atividades de baixa e/ou média tensão, já o NR-10 SEP para as atividades de alta tensão.

Hoje a INBEP atende mais de 1.300 empresas nos treinamentos das NR’s, tanto de forma online, como presencial (In Company). Conheça o Curso da NR-10 Básico ou se não o NR-10 Complementar.

Precisa de ajuda para elaborar os treinamentos da sua empresa? Nós te ajudamos! Entre em contato por este formulário, nosso consultor terá o prazer de conversar com você: https://goo.gl/aQ4FIa

Compartilhe :facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail