Os desafios do técnico de segurança do trabalho ao entrar em uma nova empresa

Todo profissional de segurança do trabalho ao chegar em uma nova empresa vai enfrentar grandes desafios!

O que fazer primeiro?  Qual a nossa primeira ação quando chegamos em um novo desafio?

Nosso especialista em cultura e gestão de segurança, Luciano Dallago, apresenta dicas de sua experiência do que funciona ao se entrar em uma nova empresa. Confira:

1 – Conheça as pessoas

Cada um tem sua individualidade, mesmo que a cultura da empresa esteja estabelecida, cada um tem sua particularidade. Quando chega o novo Técnico de Segurança da empresa, que foi contratado para  fazer o seu trabalho, pode haver uma certa resistência de algumas pessoas.  Entender que cada um tem uma opinião e uma reação e que todas devem ser levadas em consideração mexe muito com as pessoas.

Temos uma tendência de querer que prevaleça nossa opinião, ou a de um grupo formado em detrimento do outro e não temos o hábito de ouvir os outros, ainda mais se forem novos.

Sabendo disto, o gestor ou técnico de segurança deve se preparar para ouvir as pessoas antes de qualquer coisa, além de observar como as pessoas daquela empresa se comportam no dia a dia, para buscar pontos em comum e assim haver uma conexão e aceitação por parte dos novos colaboradores.

2 – Conheça a empresa

Além de conhecer as pessoas que irão trabalhar com você no dia a dia, se dedique a conhecer mais sobre a nova empresa na qual você está entrando. Conheça quais são seus valores, sua visão, quais são seus principais clientes, seu compromisso ético e sustentável, em quais segmentos atuam, entre outras informações úteis que você pode obter sobre a empresa.

Estas informações são normalmente apresentadas em um treinamento de integração, mas não pare por aí, busque mais conhecimento sobre a empresa. Tudo isto vai fazer com que você tenha uma ligação maior com a empresa e entender por onde o seu setor deve seguir.

3 – Conheça os processos 

Um processo pode ser definido como um grupo de atividades produzidas em sequência que resultam em um fim, ou seja, um serviço, produto ou um bem. Sabendo disto, você deve observar e buscar conhecer todas as atividades produzidas atualmente no seu setor e na produção da empresa como um todo, principalmente onde o técnico de segurança deve atuar. Antes de pensar em propor novos processos, ou seja, novas atividades para os colaboradores, você deve se atentar aos processos já existentes, e se possível, propor melhorias contínuas nestes processos, ao invés de tentar mudar a forma como as pessoas fazem as atividades.

4 – Desenhe um planejamento estratégico do seu departamento de Segurança do Trabalho

Você fez o dever de casa, conheceu a empresa, os processos e já faz parte da equipe. Em cima disso, você deve planejar quais serão as suas principais ações. São nestas ações que você vai elaborar suas ferramentas e demonstrar para a empresa sua metodologia de trabalho.

Por fim, você vai aplicar as partes técnicas. As partes técnicas não são tão difíceis de se aplicar, o mais difícil é fazer com que as pessoas entendam sua proposta e que você agora faz parte da empresa para ser um multiplicador, um facilitador da segurança do trabalho.

Uma das ferramentas que você pode utilizar é a integração de segurança do trabalho para os novos colaboradores. Faça uma integração com diretrizes claras, demonstre a cultura da empresa e o que se espera dos novos colaboradores em relação a segurança do trabalho. Não esqueça de conferir se realmente o colaborador compreendeu a politica de segurança da empresa.

Não basta só a integração, a educação continuada dentro das empresas é uma ferramenta de suma importância, para segurança, para qualidade e para a produção, de qualquer empresa. 

Prefere assistir o vídeo? Assista abaixo a aula do Luciano Dallago sobre os desafios ao se entrar em uma nova empresa:

 

Confira outros 3 artigos sobre Cultura de Segurança do Trabalho:

Impacto da Cultura, Clima e Liderança na Segurança do Trabalho
http://blog.inbep.com.br/impacto-da-cultura-seguranca-do-trabalho/

Como melhorar a cultura da saúde e segurança do trabalho 
http://blog.inbep.com.br/como-melhorar-cultura-da-saude-e-seguranca-do-trabalho/

A importância da cultura de segurança nas organizações
http://blog.inbep.com.br/a-importancia-da-cultura-de-seguranca-nas-organizacoes/

 

Confira o treinamento online (EAD) de Gestão e Cultura da Segurança do Trabalho:
http://inbep.com.br/cursos/gestao-da-cultura-de-seguranca

Compartilhe :facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *