sistema de gestão SSO

Segurança no Trabalho: 6 cursos para oferecer a seus funcionários

Oferecer cursos sobre segurança no trabalho para o quadro de funcionários de uma empresa é uma das maneiras de garantir a qualidade da execução das tarefas que serão empenhadas, bem como manter a saúde e bem estar de todo o ambiente laboral.

Os cursos de segurança no trabalho proporcionam crescimento profissional e técnico aos empregados, além de oferecerem métodos para que eles reconheçam os possíveis riscos à saúde e integridade física de toda a instituição.

A participação em cursos e treinamentos sobre segurança também é exigência do Ministério do Trabalho e Emprego para determinados cargos e funções ou para a realização de atividades específicas.

Pensando nisso, separamos seis cursos de segurança no trabalho que você pode oferecer a seus funcionários para a segurança física e psicológica no trabalho:

  • Curso NR-10 Básico: Obrigatório para profissionais que trabalham direta ou indiretamente com eletricidade, o curso atende as exigências da Norma Regulamentadora nº 10 do Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece regras para o controle e segurança dos trabalhadores que integram instalações elétricas e serviços com eletricidade. A validade da preparação é de dois anos e, logo após o vencimento, o empregado deverá fazer o curso de reciclagem para novas atualizações.
  • Curso da CIPA: Esse tem a finalidade de preparar os integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e funcionários indicados pelo empregador sobre a Norma Regulamentadora (NR-5) da Portaria 3.214 do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como sobre temas relacionados à Segurança do Trabalho, identificação dos riscos e doenças ocupacionais.
  • Curso do SEP – Sistema Elétrico de Potência: O curso é destinado aos profissionais da área elétrica, de saúde e segurança do trabalho e gestores de risco. Tem o objetivo de preparar o trabalhador para atender às solicitações de serviços em sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia e intervenções de alta tensão, identificando os riscos para garantir a integridade física das pessoas, das instalações e do meio ambiente. Um dos requisitos para participar da preparação é ter finalizado o curso NR-10 Básico.

segurança no trabalho

  • Curso NR-20 (Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis): Destinado aos trabalhadores expostos a líquidos inflamáveis e combustíveis, a especialização prepara os profissionais sobre a Norma Regulamentadora nº 20 do Ministério do Trabalho, que indica os requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores que risco que envolvem as atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.
  • NR-13 – Operador de Caldeiras: Capacita operadores e técnicos para a operação e controle de caldeiras e de vasos sob pressão como reatores, autoclaves, compressores, torres de destilação, aquecedores, dentre outros. O curso atende a Norma Regulamentadora nº 13 do Ministério do Trabalho e Emprego para a formação de Operadores de Unidades de Processo e de Operadores de Caldeira.
  • NR-35 – Trabalhos em Altura: A NR-35 determina as condições mínimas e os requisitos de proteção para o trabalho em altura, desde o planejamento, organização e execução, para a garantia da segurança e saúde dos trabalhadores envolvidos na atividade. O curso tem o objetivo de qualificar o responsável para atuar com segurança em atividades acima de dois metros do chão, obedecendo as regras e normas para a segurança das pessoas envolvidas e afetadas pela realização da tarefa. O treinamento deve ser realizado a cada dois anos, com carga horária mínima de 8 horas, conforme o conteúdo programático definido pelo empregador.

Saiba tambem: ”Solução EAD: Saiba 4 vantagens de ter ela em sua empresa”

Portal INBEP desenvolveu uma plataforma especialmente para empresas que desejam capacitar os seus funcionários nos treinamentos obrigatórios em segurança do trabalho, de forma simples e centralizada. Conheça a nossa proposta e cadastre a sua empresa, acesse: http://inbep.com.br/empresas/.

Ficou curioso como funciona nossa plataforma? Clique em: Quero falar com um consultor da INBEP que ficaremos felizes em conversar com você!

 

Posts Relacionados

Compartilhe :facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail