treinamentos de integração

Treinamentos de integração adaptados para plataformas online personalizadas

Conheça um pouco mais sobre os treinamentos de integração adaptados para plataformas online personalizadas.

Um novo colaborador quando inicia na empresa necessita ser introduzido em seu novo ambiente e funções. É normal que se sinta um pouco inseguro e curioso a respeito de sua nova rotina. Por isso os recursos humanos da empresa sabem que é primordial que esse novo funcionário receba um treinamento integração em sua chegada, que o ajude a se adaptar ao ambiente e cultura da empresa.

Esse tipo de treinamento também é um facilitador de sua socialização, pois o ajudará a entender mais da dinâmica e cultura da empresa, além de deixá-lo  mais seguro em relação às atividades que irá desenvolver. O treinamento deve preferencialmente ser iniciado em seu primeiro dia na empresa e compreender as seguintes etapas:

Boas Vindas – Um colaborador que se sinta bem acolhido em seus primeiros dias tem mais chances de permanecer na empresa.

Apresentação da estrutura física da empresa – Importantíssimo que o novo colaborador conheça o local onde irá trabalhar.

Apresentação dos gestores e de toda a equipe da empresa – Ajuda na socialização do novo funcionário, pois facilita a aproximação dele de seus colegas.

Apresentação do organograma, negócio, missão, visão e valores institucionais, da estratégia e cultura organizacional – O colaborador precisa conhecer os objetivos e estratégias da empresa, para saber se estão de acordo com suas expectativas e dessa forma alinhar os objetivos.

Apresentação das políticas, normas e procedimentos – Fundamental que estejam bem claras as regras a serem seguidas e que são iguais para todos.

Apresentação dos produtos e serviços oferecidos pela empresa – Mesmo que o colaborador faça algum serviço muito específico é preciso que ele entenda o todo para que seu trabalho faça sentido.

Apresentação das informações relacionadas ao cargo – O colaborador deve ter bem claras quais as suas funções e o que é esperado dele, para que já inicie da forma mais correta possível.

As vantagens de utilizar treinamentos de integração online

Pela praticidade e pelo fato do treinamento de integração ter uma parte do conteúdo que é universal para todos os cargos, muitas empresas estão optando por transformar seus treinamentos presenciais em online.

Veja também: “Como transformar treinamentos em cursos online”

Para uma empresa com grande demanda de contratação de funcionários ou empresas que utilizam muita mão de obra temporária ou terceirizada, os treinamentos online vieram como a grande solução para aquele treinamento praticamente diário e repetitivo que o instrutor deveria aplicar.

Entre as vantagens de realizar esses treinamentos online, as empresas destacam como principais:

  • O treinamento pode ser iniciado imediatamente, bastando um computador com internet, sem a necessidade de fechar uma turma ou depender da agenda do instrutor.
  • Animações e roteiros criativos, são elementos que podem ser utilizados das mais diversas formas tanto em vídeos como em apostilas virtuais, tornando mais atrativo o treinamento.
  • Por meio de aulas digitais é possível garantir que todos os colaboradores em todas as sedes da empresa receberão exatamente as mesmas informações e treinamentos.
  • Economia de tempo e investimento, pois não será necessário contratar um instrutor para realizar treinamentos a cada novo funcionário que for contratado.

Quando a empresa opta por realizar os treinamentos de integração por uma plataforma digital é preciso ter em mente que o conteúdo presencial precisará ser adaptado para uma linguagem digital, que é um pouco diferente, mais objetiva e precisa. Transformar um treinamento presencial em online não é simplesmente publicar tudo na internet, é preciso didática e linguagem apropriadas. O conteúdo também precisa ser personalizado e adaptado às necessidades da empresa e às especifidades de cada setor.  Cada empresa também possui suas especifidades, então é preciso que seja desenvolvido conteúdo personalizado que atenda essas necessidades e também atenda às demandas de cada setor.

As empresas podem contar com INBEP também para o desenvolvimento de treinamentos online personalizados, adaptando os conteúdos dos treinamentos internos para o formato digital, compatível com as mais diversas plataformas LMS. Caso a empresa ainda não tenha conteúdo, a INBEP oferece também o desenvolvimento deste material educativo. Conheça mais sobre o serviço de produção de treinamentos online personalizados, clique aqui.

 

 

Posts Relacionados

Compartilhe :facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail